Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos

Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos
Alexandre Morais da Rosa

Kindle - Meu livro novo

O meu livro Jurisdição do Real x Controle Penal: Direito & Psicanálise, via Literatura foi publicado pela http://www.kindlebook.com.br/ na Amazon.
Não precisa ter o Kindle. Pode-se baixar o programa e ler o livro. CLIQUE AQUI

AGORA O LIVRO PODE SER COMPRADO NA LIVRARIA CULTURA - CLIQUE AQUI

Também pode ser comprado na LIVRARIA SARAIVA - CLIQUE AQUI

LIVROS LUMEN JURIS - CLIQUE AQUI

10/08/2013

CONJUR multa advogado

STF

Suspensa multa pessoal a procurador Federal por litigância de má-fé

O presidente em exercício do STF, ministro Ricardo Lewandowski, deferiu liminar para suspender a imposição de multa pessoal a procurador Federal por litigância de má-fé. A multa pessoal foi imposta pela JT/RJ em razão da atuação do procurador em defesa da UFRJ.
A decisão foi tomada na Rcl 16.086, ajuizada pela UFRJ sob a alegação de que a multa imposta pela Justiça trabalhista contraria o posicionamento da Corte na ADIn 2.652, julgada em 2003. Naquela ocasião, o Tribunal decidiu dar interpretação conforme a CF ao parágrafo único do art. 14 do CPC, segundo a redação dada pela lei 10.358/01.
O parágrafo único do art. 14 faz uma ressalva ao inciso V do mesmo artigo, que impõe a obrigação a aqueles que tomam parte no processo de não criar embaraços à efetivação dos provimentos judiciais. Segundo o parágrafo, o disposto não se aplica aos advogados que se sujeitam exclusivamente ao estatuto da OAB. De acordo com o STF, na decisão da ADIn 2.652, a mesma regra se aplica também aos advogados públicos.
Em sua decisão, o ministro Ricardo Lewandowski cita precedentes da Corte em reclamações no sentido de que a multa processual ao procurador público é inadequada, pois ele não figura como parte, e determina a suspensão da multa pessoal imposta ao procurador federal, aplicada pela JT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mega Big Brother

Contador de visitas